Translate my page Google

sábado, 17 de outubro de 2009

Algumas reflexões sobre a saude e cura por Edgar Cayce

Artigo retirado do portal 


A saúde integral, segundo Cayce, corresponde à harmonização dos três componentes básicos do ser humano: físico, mental e espiritual


Deve-se considerar o ser humano em sua totalidade, corpo, mente e alma, e não se limitar a tratar as doenças. Por esta razão, freqüentemente é dito que a medicina holística contemporânea teve sua origem nas leituras psíquicas de Edgar Cayce.


Das numerosas leituras relativas aos princípios curativos e à medicina holística, pode-se deduzir que os fundamentos de uma boa saúde podem ser resumidos na sigla


"C.A.R.E." : - circulação, assimilação, relaxamento, eliminação.
O papel de cada uma destas funções é o seguinte:
Em primeiro lugar, a circulação. A mesma é primordial nos mecanismos de regeneração do corpo. Portanto, sua estimulação mediante exercícios físicos, massagens, ou manipulações terapêuticas como as que se levam a cabo na quiroprática e na osteopatia, reforçam consideravelmente os processos naturais de cura.
Em segundo lugar, a assimilação. Esta representa a maneira pela qual o corpo digere o alimento e distribui os nutrientes. Por um lado, a assimilação depende do regime alimentício: segundo as leituras, este deveria consistir em 20% de alimentos "ácidos" (ou seja, que acidificam o organismo), e 80% de alimentos "alcalinos".
• Deve-se ingerir um litro e meio a dois litros de água por dia. Por outro lado, a assimilação depende do modo de preparar e de combinar os alimentos. Por exemplo, as leituras recomendam o consumo regular de cereais e de cítricos, mas nunca numa mesma refeição, por causa de sua incompatibilidade durante a digestão.
• Em terceiro lugar, o relaxamento. Não apenas bastante sono, mas também tempo livre e recreio.
• Em quarto lugar, a eliminação. É indispensável que o corpo expulse suas toxinas e purifique seus órgãos internos para funcionar normalmente. Uma alimentação adequada, muita água por via oral, movimentos respiratórios, exercício físico (caminhar, por exemplo), banhos de vapor, enemas, asseguram bons mecanismos de eliminação.
Cayce insistia na importância de evacuar o intestino todos os dias.


O equilíbrio entre a circulação, a assimilação, 
o relaxamento e a eliminação 
resulta em cura, saúde e longevidade.


Cayce não era curador. Pelo contrário, graças aos conselhos sobre saúde integral transmitidos pelas leituras, ensinava às pessoas a conduta apropriada para melhorar seu estado físico ou curar suas doenças.
Cayce freqüentemente perguntava por que desejavam curar-se. Em outras palavras, o paciente que, desde o momento em que se sente bem, volta ao estilo de vida que provocou sua doença, se nega a encarar as causas profundas de seus males.


Ao ignorar a lição oferecida, corre o risco 
de expor-se a um problema maior no futuro.


"Estes transtornos resultam do que se poderia chamar de desequilíbrios ocupacionais: pouco tempo ao sol e pouco trabalho físico; demasiado trabalho intelectual, enquanto devem ser mantidas as justas relações entre a alma, a mente e o corpo. 
Quem não reserva em sua vida um lugar para o lazer e não harmoniza cada aspecto de seu ser, engana-se a si mesmo. Cedo ou tarde, sofrerá as conseqüências."
Suas sugestões para a recuperação e para a conservação da saúde, assim como para o equilíbrio do estilo de vida, apóiam-se em princípios tais como: 


dieta apropriada, exercício físico, 
controle das atitudes e das emoções, 
relaxamento e tempo livre, 
purificação interna e externa do corpo.


Segundo Cayce, o segredo de uma boa saúde reside muito mais no cuidado correto do corpo e na medicina preventiva que no tratamento das doenças depois que elas aparecem, ou seja, "mais vale prevenir que remediar".
No mundo ocidental, Cayce foi um dos precursores de uma alimentação à base de frutas, verduras, pescado, aves e água em quantidade suficiente para a depuração dos órgãos internos.
A ciência médica reconhece hoje em dia que os pensamentos positivos aceleram os processos de cura. Tanto Cayce como a medicina moderna afirmam que o humor e a alegria contribuem para restaurar a saúde, enquanto que contrariedades, tensões e atitudes negativas, como raivas constantes, conscientes ou inconscientes, favorecem as doenças.
A saúde é tão importante e ainda que muitas vezes é um dado adquirido. 
Na maioria das vezes, só podemos tomar consciência de saúde quando a perdemos.
Então nos concentramos tanta energia e recursos sobre a doença que deixamos de apreciar o mistério e a maravilha da cura.
Chegamos mesmo a ter dificuldade para definir o que é saúde, além de dizer que é a ausência de doença. Felizmente, com nossa crescente consciência da crise de saúde, prestadores de cuidados de saúde e os consumidores estão procurando compreender e comunicar perspectivas alternativas sobre estas questões.
Andrew Weil, MD tem contribuído grandemente para a nossa compreensão da saúde e da cura.
Dr. Weil nos lembra que a raiz do significado da saúde é "totalidade".


Ele observa que a totalidade tem duas propriedades: 
integralidade e equilíbrio.
Em um conjunto ideal, os componentes não só são todos lá, eles estão em um arranjo de "integração harmoniosa e equilíbrio."
Weil usa a expressão "equilíbrio dinâmico" para descrever a essência da saúde.
Mas ele continua a lembrar-nos que uma característica primária de saúde - é temporário.
“Nossa definição de trabalho de saúde - um equilíbrio dinâmico e harmonioso de todos os elementos e as forças que compõem e em torno de um ser humano - deixa de fora uma palavra fundamental:” temporária “.
Em outras palavras, todos os ingredientes diferentes que compõem o conjunto de nossas vidas podem facilmente sair de equilíbrio.
Isso se aplica aos sistemas biológicos do nosso corpo, bem como os aspectos psicológicos e interpessoais de nossos egos individuais e coletivas.
Num nível físico, o equilíbrio ácido / alcalino do nosso sangue pode ficar fora de equilíbrio e fazem-nos suscetíveis a vírus e bactérias.
Os mensageiros químicos (neurotransmissores) no nosso cérebro podem ficar fora de equilíbrio e de causar a doença mental ou emocional.
Às vezes, sofremos de uma "estilo de vida doente." Podemos trabalhar muito ou jogar muito. Podemos ficar fora de equilíbrio em nossos relacionamentos. Às vezes, estar fora de equilíbrio é tão extremo que estamos perdendo inteiramente em uma parte importante da vida.
Estamos constantemente mudando de um estado de equilíbrio e completude ao desequilíbrio e de incompletude. Essa é uma dança de saúde e doença.
Em reconhecimento dessa qualidade dinâmica de saúde, Dr. Weil conclui que a saúde perfeita não é atingível, em qualquer sentido duradouro. Saúde é temporário.
É relativo, não absoluto. "saúde perfeita" é uma ilusão. 


Para ajudar as pessoas a entrar em contato com a dinâmica de saúde, Dr. Weil sugere um exercício em que você manter um diário de seu próprio estado de saúde física. Cada dia escrever pouco (ou grande) queixas físicas ou problemas. Ele diz que é difícil de obter através de um único dia sem a perda da saúde física.
Na maioria das vezes nós simplesmente ignoramos o que está acontecendo em nossos corpos.


Nós normalmente podemos pagar esse luxo, porque o corpo tem o seu próprio sistema de cura que regula os processos vitais e ajuda a manter-nos todo e relativamente equilibrado.


Por exemplo, todos nós temos "câncer" 
células em nossos corpos o tempo todo. 


Normalmente o sistema imunológico é capaz de suprimir as células cancerosas e ajudam o organismo a manter um estado de saúde.
Quando o sistema imunológico não pode cumprir esse papel, nós experimentamos a doença do cancro.
Ajuda Assim, para alguns de nós, em vários pontos em nossas vidas, o potencial de cura do corpo natural não é suficiente para trazer-nos constantemente de volta ao equilíbrio e plenitude.
Algo externo é necessário para nos ajudar a recuperar a nossa saúde. Nós geralmente referimos a intervenções, tais como "tratamento" ou "terapia".
No entanto, é fácil ficar confuso sobre o significado do tratamento e acreditar que o tratamento é igual a cura.
Este é um equívoco. A cura vem de dentro. No melhor dos casos, o tratamento só pode ajudar no processo interno de cura.
Elliot Dacher, MD, tem o cuidado de salientar a distinção entre o tratamento e cura. Ele diz que o tratamento envolve a manipulação externa, é frequentemente utilizado em crise, ela tende a ser mecanicista e sintoma orientada; é administrado por uma entidade profissional, e seu objetivo é a ausência de sinais ou sintomas de doença.
Por outro lado, a cura envolve a auto-regulação (lembre-se do sistema de cura do corpo inata), tende a ser longo e contínuo, é holística e orientada para os sistemas, exige auto-responsabilidade, e seu objetivo é experimentar a saúde, que é plenitude.
Isso não quer dizer que o tratamento é errado ou ruim. A maioria de nós precisa de tratamento ou terapia de vez em quando para nos ajudar a restabelecer o equilíbrio e integridade em nossas vidas.
O tratamento é apenas um problema quando não compreendemos isso e confundi-lo com a cura.


Nós também podemos ficar confusos sobre a relação entre cura e cura. Wayne Jonas, MD, reconheceu quatro formas de cura:
1. CURE - eliminação da doença.
2. CARE - melhor gestão da magnitude ou conseqüências da doença.
3. CAPACITAÇÃO - melhor compreensão do significado da experiência de doença e de habilidades para lidar com ele.
4. ILUMINAÇÃO - uma realização do valor e a finalidade da vida como ela é.


Se acreditamos que a cura é a única forma que a cura pode tomar, provavelmente vamos deixar de apreciar a cura que pode acontecer em crônico ou doença terminal.


Embora a iluminação seja menos comum, muitas pessoas atingem esse nível de cura. Iluminismo pode ser vivida como uma maior consciência do significado e propósito da vida como ela é 
mesmo que a vida ofereça grandes desafios na forma de uma doença incurável.


Sem dúvida, há muitos outros aspectos de saúde e cura. Espero que as idéias que acabo de compartilhada ajude você a apreciar melhor a sua própria saúde e as várias maneiras que você está constantemente a ser curado.


ALGUNS PONTOS CHAVE PARA RECORDAR
1. A saúde é mais do que a ausência de doença - a saúde é plenitude.
2. A saúde é temporária - que estão constantemente mudando de estados de plenitude e equilíbrio ao desequilíbrio e de incompletude. Isto é natural, é a condição humana.
3. Assim como a saúde não é uma condição de tudo ou nada, não é uma cura de uma vez por todo o processo. Nós todos experimentamos diferentes graus de saúde e cura em uma base diária.
4. Todo mundo precisa de cura. Nós só diferimos no tipo e grau de nossos desequilíbrios e incompletude.
5. O tratamento não é necessariamente a cura. O tratamento é uma intervenção externa. Saúde é uma resposta que vem de dentro.
6. A cura é apenas uma forma que a cura pode demorar. Care, a capacitação e a iluminação são formas significativas de se tornar mais inteiros.
7. A consciência da dinâmica da saúde nos ajuda a desfrutar mais plenamente a nossa saúde e apreciar a cura em todas as suas formas.


Seguidores desse pensamento

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...